Notícias
Notícias SEGH

13
abr/23

Feira de negócios para hotelaria, turismo e gastronomia ocorre na próxima semana em Caxias do Sul

5ª ExpoSEGH será nos dias 17 e 18 de abril e reunirá mais de 40 expositores das áreas de tecnologia, equipamentos, bebidas, alimentos, utensílios, serviços e produtos. Principal evento do SEGH Região Uva e Vinho também será palco de palestras e workshops

Compartilhe isto:

A Serra Gaúcha recebe na próxima segunda (17) e terça-feira (18) a quinta edição da feira de negócios do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho. Reformulado, o principal evento da entidade foi ampliado para dois dias e volta ao calendário com nova denominação, agora sendo ExpoSEGH. O encontro ocorre das 14h às 21h, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), e é voltado exclusivamente aos empresários, profissionais e alunos dos setores de gastronomia, hotelaria e turismo. 

Estarão reunidos na ExpoSEGH mais de 40 expositores das áreas de tecnologia, equipamentos, bebidas, alimentos, utensílios, serviços e produtos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo. Entre os negócios estão marcas como a paulista Harus, que desenvolve itens personalizados e fragrâncias exclusivas para L’Occitane, Costa Brazil, O Boticário, Vinotage e Davene. O Sicredi também estará com um estande. Atenta à retomada e no potencial de desenvolvimento do setor, a instituição financeira apresentará os serviços e as linhas de créditos especiais para os empresários do ramo.

O presidente do SEGH Região Uva e Vinho, Marcos Antonio Ferronatto, enfatiza que a gastronomia, a hotelaria e o turismo ainda estão atravessando por um período de retomada, superando os momentos e incertezas econômicas. De acordo com a entidade, só no Rio Grande do Sul são mais de 25 mil empreendimentos de alimentação e hospedagem. 

“Nós, quanto entidade representativa do setor, queremos estar cada vez mais próximos de toda a cadeia produtiva, apoiando e estimulando os empresários e profissionais da área. A ExpoSEGH é uma iniciativa que nos orgulha muito. Ela nasceu para gerar conexões entre todos que fazem parte destes segmentos. É o lugar perfeito para ter acesso às tendências, fazer network e gerar acordos comerciais”, contextualiza Ferronatto. 

Arena do Conhecimento integra programação    
Além de apresentar novos fornecedores e facilitar o fechamento de negócios, a ExpoSEGH e o SEGH Região Uva e Vinho têm como objetivo qualificar cada vez mais o setor por meio do ensino. Durante os dois dias, uma série de palestras sobre tendências, painéis com cases de empresários e workshops serão realizados na Arena do Conhecimento.

Na próxima segunda-feira (17), às 16h30, empresário e consultor Rodrigo Ferri Parisotto apresenta “Uma visão da hotelaria e o case do Lote 20 Hotel Boutique”. Na sequência, às 18h30min, a ExpoSEGH promove uma degustação comentada de queijos e vinhos, com a especialista em queijos artesanais Patrícia Rosa de Souza e com a enóloga e professora do Senac Bento Gonçalves Patrícia Possamai. 

Na terça-feira (18), a partir das 16h, terá um bate-papo sobre “A Gastronomia da Atualidade”, com o gerente de projetos do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke, e uma roda de conversa com os empresários Thiago Guerra Diniz (Tensei), Felipe Inácio Vogt (Celebra Gourmet) e Matheus Rachewsky Fermann (Grupo Yashar), que compartilharão suas trajetórias. Às 18h30, o chef Michel Bortolotto, do Senac Caxias do Sul, ensinará como preparar uma cheesecake gelada com crumble e frutas vermelhas. 

Durante a ExpoSEGH, na segunda (17), às 14h30, também haverá a assinatura oficial do termo de adesão de Caxias do Sul à Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra). Com a entrada do município, o grupo passa a contar com 33 cidades integradas em ações de desenvolvimento e sustentabilidade do turismo regional, na manutenção da cultura e no aporte de conhecimento. 

Na terça à tarde, diretores da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e presidentes de entidades sindicais do Rio Grande do Sul estarão visitando à ExpoSEGH. 

A feira de negócios é realizada pelo SEGH Região Uva e Vinho, com patrocínio de Sicredi, FBHA, Harus e Fecomércio/Senac e apoio do Sebrae.

A entrada é franca e os interessados devem se cadastrar pelo site seghuvaevinho.com.br/exposegh, mediante inserção do CPNJ do estabelecimento ou da instituição de ensino.

SOBRE O SEGH REGIÃO UVA E VINHO        
O SEGH Região Uva e Vinho é uma entidade empresarial com base de atuação em 20 municípios da Serra Gaúcha. Aos 74 anos de existência, representa 3.483 empreendimentos, na sua grande maioria empresas familiares, que geram cerca de 17 mil empregos diretos e garantem o sustento de aproximadamente 40 mil pessoas. 

A entidade tem como propósito representar e defender os interesses das categorias e apoiar o desenvolvimento sustentável, através da qualificação de produtos e serviços, incentivo à inovação e fomento à gestão eficaz e proativa. Atua com um olhar integrado, gerando conexões por meio da cooperação e em prol do desenvolvimento do turismo, respeitando a cultura regional.

SERVIÇO
O que: 5ª edição da feira de negócios ExpoSEGH   
Quando: 17 e 18 de abril de 2023 (segunda e terça-feira) 
Horário: das 14h às 21h        
Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1.431 - Nossa Sra. da Saúde), em Caxias do Sul  
Valor: entrada franca, mediante inscrição pelo site seghuvaevinho.com.br/exposegh. O estacionamento é R$ 20
Público-alvo: exclusiva para empresários, profissionais e alunos ligados ao setores de gastronomia, hotelaria e turismo, associados e parceiros do SEGH          
Mais informações: telefone (54) 3221.2666 e pelo e-mail segh@seghuvaevinho.com.br

FOTOS
Legenda 1: Quinta edição da feira de negócios do SEGH Região Uva e Vinho ocorre na próximas segunda e terça, dias 17 e 18 de abril, no Centro de Eventos da Festa da Uva.
Crédito: Eduardo Benini

 Assessoria de imprensa do 5ª ExpoSEGH
MCom Comunicação | (54) 3538.3048           
Camila Ruzzarin: camila@mcombr.com.br | (54) 9.9190.1392
Cassiano Farina: cassiano@mcombr.com.br | (54) 9.9937.9027             

Compartilhe isto: