15
ago/25
Lançamento da 21ª edição do Festival Internacional de Folclore celebra a cultura e homenageia os 150 anos da imigração italiana no RS
Compartilhe isto:

Na noite de 7 de agosto, a sede do Grupo Bailado Gaúcho foi palco do evento de lançamento da 21ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Autoridades, patrocinadores e organizadores marcaram presença em um encontro que celebrou a cultura, a tradição e a história.
O espaço foi cuidadosamente preparado para receber os convidados, já antecipando o tema deste ano: o sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A ambientação temática, repleta de elementos que remetem às origens dos imigrantes, criou uma atmosfera acolhedora e simbólica.
A experiência também incluiu uma recepção gastronômica típica, com vinho colonial, polenta e pão frito — sabores que reforçaram a conexão com as raízes italianas e encantaram os presentes.
Marcelo Nedeff, diretor-geral do Festival, explanou aos convidados sobre a temática do evento, relembrando um pouco da história da imigração, das dificuldades e incertezas que as famílias italianas enfrentaram ao cruzar o oceano em busca de novas oportunidades. Nedeff também revelou que o tema deste ano ainda guarda surpresas. “Estamos investigando uma história que, possivelmente, ocorreu numa comunidade pratense em 1875. Ela não está nos livros, tampouco nas fotografias, ela está na memória dos moradores mais antigos. Se ela for confirmada, nós contaremos para vocês durante o Festival”, disse Marcelo, instigando a plateia a se fazer presente.
O evento, que marcou oficialmente o início da programação do Festival, foi o momento escolhido por Regis Bastian, presidente do setor América e representante da FIDAF para o Brasil, para fazer a entrega da primeira estrela de excelência conferida pela entidade ao festival pratense após a avaliação da edição de 2023.
“É incrível que aqui, numa pequena cidade do interior, tenhamos conseguido fazer o terceiro maior festival da FIDAF. Isso, além de colocar Nova Prata no mapa dos grandes eventos culturais também projeta o município, o estado e o país para o mundo, abrindo portas para o turismo e fazendo com que grupos das mais variadas origens desejem estar no palco do nosso festival”, disse Bastian, antes fazer a entrega da estrela para Nedeff.
O orgulho da municipalidade em sediar um evento de tamanha envergadura também foi destaque nas falas do presidente do legislativo pratense, Vinícius Reinelli e do prefeito, Umberto Luiz Carnevalli. “Este festival representa um encontro de culturas, o respeito à diversidade, a valorização das tradições que atravessam fronteiras e conectam povos. A cada edição, esta cidade se transforma em palco para a convivência harmoniosa entre diferentes expressões artísticas, linguísticas, danças e histórias. O poder legislativo se orgulha de poder ser parceiro e apoiador dessa iniciativa pois entende que a cultura é um pilar essencial para o desenvolvimento humano”, ressaltou Reinelli, em sua manifestação.
O prefeito Beto enalteceu o trabalho do Bailado Gaúcho e de todos os voluntários e colaboradores na realização do Festival. “O que se pode dizer deste grupo, que faz de forma voluntária e espontânea um Festival que é eleito o melhor do mundo por tantos anos consecutivos? Eu esperei por muito tempo pela oportunidade de falar, de coração, que a gente elogia e agradece tanto aos patrocinadores e aos governantes, que sim, são muito importantes, mas é preciso agradecer a quem, no anonimato, trabalha para que a gente possa sentar e assistir a um lindo espetáculo. Estou lisonjeado em ser prefeito neste momento”, revelou Carnevalli.
Da mesma forma, o vereador Márcio de Morais, que representou o deputado federal Daniel Trzeciak no evento, trouxe uma mensagem de incentivo à cultura, ao turismo e a tudo aquilo que movimenta a economia. Morais também declarou-se um entusiasta do Festival: “que este evento siga sendo um espaço de liberdade, de beleza e de irmandade entre nações”, disse.
Para finalizar, o presidente do Bailado Gaúcho e também do Festival, Cleverton Toscan, falou sobre o compromisso de oferecer à comunidade, mais uma vez, um grande evento. “Que hoje, quando colocamos oficialmente a pedra fundamental do 21º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, seja o início de uma edição extraordinária e que ela nos inspire a continuar construindo, juntos, um futuro com as mesmas raízes de esforço, solidariedade e esperança que conduziram a jornada dos nossos imigrantes”, concluiu.
Após a benção, proferida pelo Frei Mauri Francescatto, os convidados puderam desfrutar de uma noite tipicamente italiana;
O Festival acontece de 03 a 07 de setembro e os ingressos já estão à venda pelo site https://fifnp.com.br/
Fonte: Melissa Miotto
Compartilhe isto: