21
ago/19
15º Festival de Folclore de Nova Prata apresenta novidades e homenageará o público
Compartilhe isto:
A 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata já tem data confirmada: de 11 a 15 de setembro. O evento deste ano apresenta novidades e promete encantar o público que passar pelo Ginásio Alcides Tarasconi e pelo município. Serão cinco dias de espetáculos, integração e muita cultura.
A partir deste ano, o Festival passa a ter concurso internacional de danças folclóricas, ou seja, além das apresentações de grupos locais, seis grupos que já foram campeões em outros festivais (Rússia, Bulgária, Romênia, Eslováquia, México e Filipinas) disputam entre si em busca do título de Campeão da 15ª edição do Festival e do Primeiro Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da FIDAF Brasil. Além desses, já está confirmada a presença de Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, além do Brasil. Nova Prata será a primeira cidade na América a receber essa competição por meio da FIDAF (Federação de Festivais Internacionais de Dança). “Nós entramos para o hall dos maiores do mundo. Isso é uma honra para nós. E mais, além da comissão julgadora, o público também poderá votar. Estamos desenvolvendo um aplicativo para quem estiver no evento, possa dar uma nota. Isso também é inovador, pois nos outros países a avaliação é feita por placa ou por bilhete entregue no final das apresentações”, destaca o Coordenador Geral do Festival, Marcelo Nedeff.
O tema deste ano foi apresentado pela responsável da Comissão de Identidade, Sabrina Colla: “Todo o artista tem de ir aonde o povo está!”. “Ele faz uma homenagem ao público que nos acompanha ao longo dos 21 anos. Muitos estão presentes desde a primeira edição. Temos histórias de pessoas que se conheceram no Festival e casaram. Outras, que estavam grávidas e vinham assistir. Hoje, seus filhos estão ou na plateia ou participando dos grupos. Queremos homenagear a todos que fazem parte da nossa trajetória”, afirma.
O material produzido tem ligação com o tema deste ano: o público da região foi convidado a enviar fotos para compor a arte. O mosaico com as imagens reforça a importância das pessoas na construção do Festival e na sua consolidação como atividade que integra o calendário de eventos do Estado.
O homenageado da 15ª edição do Festival, é o professor André Hamerski. Ele foi um dos fundadores da Braspol Brasil e grande incentivador da cultura local. André recorda os primeiros passos do evento: “lembro quando o Festival começou, em cima de caminhões, em frente a Prefeitura, de forma humilde. Olha como estão hoje! Acompanhando o mundo. Quem faz o evento são pessoas de garra. Nova Prata tem que agradecer. O Festival significa nobreza para nosso município”, frisou.
O prefeito Volnei Minozzo destaca o envolvimento da população com o Festival: “A comunidade se envolve. Por meio dele, podemos proporcionar beleza, encantamento e integração com os grupos da cidade e com os que nos visitam. A economia é aquecida com todas as Feiras que acontecem, do Artesanato, do Livro, do Comércio e da Gastronomia”.
O presidente do evento, André Ulysses Nedeff, frisa a simbologia da cultura pelos palcos locais: “Somos um Festival de muitas emoções. Nos olhos atentos das crianças para um mundo novo, dos jovens despertando para a valorização de suas raízes; dos mais experientes, viajando no tempo e recordando momentos de um passado recente. A cultura, o festival, é isso! É vida, é arte, é emoção. É valorizar quem somos e para onde queremos ir. Aprecie, viva o festival!”.
A 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, acontece de 11 a 15 de setembro. Os ingressos estão sendo vendidos no Centro de Informações Turísticas de Nova Prata. Informações sobre os ingressos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3242.4713.
Saiba mais em festivalnovaprata.com.br ou em nossas redes sociais:facebook.com/festivalnovaprata ou no Instagram @festivaldenovaprata.
Fonte: PLENA | comunicação . propaganda . gestão de eventos
Downloads
Compartilhe isto: