16
mar/17
Setecentos quilos de vidro são recolhidos durante Jantar Sob as Estrelas
Ação de sustentabilidade, que conjugou entidades públicas e privadas, ocorreu na última sexta-feira (17), em Bento Gonçalves. Evento reuniu mais de cinco mil pessoas na Rua Herny Hugo Dreher e na Avenida Planalto
Compartilhe isto:
A sétima edição do Jantar Sob as Estrelas, além de oferecer opções gastronômicas de mais de 25 empreendimentos, apresentou como novidade a preocupação com a destinação e reaproveitamento das garrafas de vidro descartadas. A iniciativa foi possível por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves (SMMAM) e a multinacional Verallia. No evento, realizado na última sexta-feira (17), em Bento Gonçalves, mais de 700 quilos de vidro foram recolhidos e encaminhados diretamente para a RN Freitas, empresa responsável pela reciclagem do município. A ação poupou uma etapa do processo de reaproveitamento.
“É uma inciativa que fortalece a união de vários segmentos, entidades públicas e privadas, fazendo disso um estímulo para que se desenvolvam cada vez mais eventos e ações sustentáveis. A ideia serve de exemplo para outros organizadores”, avalia o gerente de Promoção de Mercados Interno e Externo do Ibravin, Diego Bertolini.
Ao longo do percurso, haviam oito toneis para descarte, coletores individuais nos empreendimentos participantes, além de garis fazendo o acompanhamento. A equipe da SMMAM também estava em um guichê prestando informações referentes a reciclagem. O vidro é o único material no mundo 100% reciclável, ou seja, todo vidro vira vidro de novo, com as mesmas características e qualidade de uma embalagem com matérias-primas originais.
“Foi um evento muito bonito e limpo. O recolhimento de vidro em toneis trouxe um resultado bem positivo, que correspondia a nossa expectativa. Esperamos repetir a parceria em projetos futuros, implantando, quem sabe, pontos fixos de recolhimento exclusivo para vidros no município”, pontua a secretária-adjunta Municipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves.
Considerado um dos principais destinos enoturísticos do Brasil, com 65 vinícolas presentes, Bento Gonçalves já oferece desde dezembro coleta diária de vidro.
Sobre o 7º Jantar Sob as Estrelas
Realizado anualmente durante a programação do Bento em Vindima, o Jantar Sob as Estrelas chegou ao sétimo ano consecutivo consolidado como um dos eventos mais aguardados da região no período. Na última sexta-feira (17), a inciativa reuniu, na Rua Herny Hugo Dreher e na Avenida Planalto, em Bento Gonçalves (RS), mais de cinco mil pessoas.
Das 19h30min à meia-noite, crianças e adultos puderam saborear opções gastronômicas de mais de 25 empreendimentos, muitas em conjunto com vinícolas da região, e se divertir em atividades recreativas e culturais.
“Para nós, que estamos na organização, presenciar o sucesso do Jantar Sob as Estrelas foi emocionante. Uma noite inesquecível, com gastronomia variada, vinhos e espumantes, somado as apresentações artísticas, exposições e pessoas aproveitando a vida num cenário perfeito com muitas estrelas”, resume o presidente do Segh - Região Uva e Vinho, João Leidens.
As vantagens da reciclagem de vidro*:
- Economia energética: o vidro da reciclagem derrete a uma temperatura menor e mais rápido do que quando utilizada a fusão de matéria-prima original.
- Co²: por gastar menos energia, a emissão de gás carbônico é menor.
- Economia de recursos naturais: cada tonelada cúbica de vidro reciclado reduz em 1,2 tonelada cúbica o uso de matéria-prima básica.
- Menor desperdício: com o recolhimento de vidro para reciclagem, menos uso é feito de aterros e incineradores, o que resulta em racionalização do espaço para detritos.
- Durante a reciclagem do vidro, não há nenhuma perda de material.
- Diminui e torna mais eficaz o uso das matérias-primas originais na produção.
*Fonte: Verallia
Fonte: Assessoria de Imprensa Ibravin
Compartilhe isto: