Notícias
Notícias SEGH

15
fev/17

O SEGH esteve participando da reunião que o Legislativo caxiense constitui o Comitê Unificado de Turismo em reunião extraordinária

A Comissão de Desenvolvimento Econômico deu a arrancada de um plano de trabalho com o setor

Compartilhe isto:

Crédito Mirella Vicenzi

O chamado Comitê Unificado de Turismo acabou de ser constituído, com 30 instituições, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A arrancada de um plano de trabalho com o setor aconteceu na tarde desta terça-feira (14/02), na sala das comissões da Casa. Com a temática de fazer do segmento nova matriz econômica para a cidade, o encontro recebeu cerca de 60 pessoas. Os debates terão sequência nos próximos meses.

De acordo com Toigo, o turismo pode ser a resposta do município ao momento de crise, com desemprego, da indústria metalmecânica local. “Como segundo polo nacional metalúrgico, Caxias assumiu uma zona de conforto, nas últimas décadas. Ao repensar a própria capacidade turística, por exemplo, a cidade terá que encontrar uma alternativa de desenvolvimento econômico”, observou o parlamentar.

A diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, Marcia Ferronato, lastimou o fato de, nos últimos dez anos, a média de ocupação hoteleira caxiense não estar ultrapassando os 50%. Informou que, hoje, existem 25 hotéis em Caxias, com 1,7 mil apartamentos e 3,2 mil leitos. Segundo ela, até 2014, entre 3% e 4% de margem, Caxias superava Bento Gonçalves em turismo de negócios.

Marcia Ferronato destacou haver seis roteiros em Caxias, entre os de lazer e os de negócios. Na ótica da diretora sindical, os órgãos representativos do setor carecem de maior sincronia. “Precisamos evitar a falta de dinamismo, de recursos e o retrabalho”, alertou.

A secretária municipal do Turismo, Renata Carraro, ressaltou que, com um orçamento de R$ 2,9 milhões previstos para 2017, a pasta vem buscando a qualificação dos centros de atenção ao turista. O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, estimou que, até 2030, Caxias precisará gerar 30 mil postos de trabalho e recuperar outros 26 mil empregos. A secretária municipal da Cultura, Adriana Antunes, chamou a atenção para expressões, como dança, gastronomia, literatura, música.

Diversos vereadores prestigiaram a reunião em apoio ao novo comitê temático, tais como: Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Arlindo Bandeira/PP, Chico Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB, Elisandro Fiuza/PRB, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier (presidente da Câmara), Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PSB, Paula Ioris/PSDB, Ricardo Daneluz/PDT, Velocino Uez/PDT.

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo/PDT, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Chico Guerra/PRB, Elói Frizzo/PSB e Flavio Cassina/PTB.

Confira a sequência da agenda prévia do Comitê Unificado de Turismo:

— 11 de abril: Detecção da importância do turismo para o desenvolvimento regional (rural, religioso e de negócios) / em março, haverá encontro preparatório no Instituto Hércules Galló;

— 13 de junho: Análise das vocações e potencialidades turísticas locais (pontos fortes e fracos);

— 8 de agosto: Educação para o turismo;

— Mês de setembro: Possibilidades de contrapartida do poder público, para incentivar a aplicação de recursos privados, na área.

Fonte: Fábio Rausch / Jornalista da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Galeria de imagens

Compartilhe isto: