Notícias
Notícias SEGH

26
jan/17

Colheita da uva tem celebrações na Serra Gaúcha

Compartilhe isto:

Começou na última semana o período da colheita da uva nos parreirais da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Cidades como Flores da Cunha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul ficam movimentadas nos meses de verão graças à Vindima, a festa que marca o período onde as frutas são colhidas e é dada a largada na fabricação dos mais requintados vinhos e espumantes nacionais. O clima ameno na região, mesmo no verão, é propício para a produção de vários tipos de uva.

Para o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH), João Leidens, “trata-se de um período onde as localidades apresentam seu grande produto enoturístico - a colheita”. Leidens ainda espera um aumento de 10% no fluxo de turistas nas cidades produtoras nesta Vindima: "a hospitalidade aliada ao cultivo das uvas, elaboração de vinhos e consequentemente a oferta de atrativos para o turista estão no DNA deste povo desde sua chegada, há mais de 140 anos."

O vinho é o principal produto turístico de Bento Gonçalves. A cor da bebida está no logotipo da cidade, e até 19 de março, o “Bento em Vindima” vai oferecer aos turistas cursos de degustação de vinhos e espumantes, pacotes e descontos especiais na hotelaria, passeios pelos vinhedos e a experiência da colheita da uva, onde o visitante aprende a retirar os cachos dos parreirais, e depois ainda pode participar da pisa das frutas. Pela cidade, há também apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica.

Na gastronomia, os destaques desta época do ano são a culinária italiana, presente na maioria dos restaurantes da região, diversas variedades de vinhos e espumantes, as confeitarias e carnes uruguaias. Para quem gosta de turismo esportivo, há corsas (corridas) matinais nesta época do ano. Outra atração bastante requisitada na Vindima é o passeio de maria-fumaça, onde é possível visitar as vinícolas de Garibaldi.

Fonte: FBHA

Compartilhe isto: