29
abr/16
Fortalecimento do Turismo é discutido em Fórum Municipal
Compartilhe isto:
Nem mesmo a noite com baixas temperaturas impediu os empresários interessados, ligados ao segmento turístico, de participarem da primeira etapa do Fórum Municipal de Turismo, que ocorreu ontem (28), no Tri Hotel Flores da Cunha. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, com apoio do Sindicato Empresarial de Gastronomia Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), o Fórum Municipal iniciou com um bate-papo com a temática ‘Turismo: um negócio de oportunidades’.
Os empresários Bruna Cristófoli, Fernandes Muraro e Toni Formaiari, relataram aos participantes seus cases de sucesso nos segmentos vinícola, de roteiro turístico e de empreendedorismo. Após os relatos, que também exemplificaram ações conjuntas desenvolvidas pelos empresários em suas comunidades que resultaram em um efeito “ganha-ganha” para o trade turístico local, os participantes foram divididos em grupos para discutir ações para alavancar o segmento, respondendo quais as medidas que devem ser tomadas para posicionar o destino Flores da Cunha e que ações de qualificação sugeriam.
Após a discussão nos pequenos grupos, para a primeira questão os participantes responderam que existe uma necessidade de união do trade turístico; formatação de produtos; investimento em mídia e divulgação; fomento e estruturação de uma rede de serviços que se intercomuniquem; conscientização e mobilização da comunidade local e dos empreendedores; sinalização e marketing; flexibilização de horários de atendimento em restaurantes, fomento aos roteiros mais atuante; criação de um posto de informações turísticas e a sugestão de reativar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur);
A respeito da qualificação os participantes entendem que é preciso qualificação no atendimento; cursos de aperfeiçoamento sobre a cultura local; palestras sobre mídias digitais para os empreendedores; Famtour (forma de promoção que tem como objetivo familiarizar os participantes com as ofertas turísticas) para setores e entidades representativas como CDL, Centro Empresarial; curso de qualificação para agricultores; formação de guias/condutores turísticos e oficinas de qualificação para taxistas, atendentes de postos de gasolina, comércio e agentes da segurança pública.
A partir da análise das proposições do plenário do fórum, a Secretaria de Turismo irá averiguar quais das ações elencadas podem ser mais rapidamente implantadas e quais necessitarão de uma avalição mais criteriosa e nova consulta ao trade turístico. Após isso, será agendada uma segunda reunião com os interessado para a divisão de tarefas. A secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, considerou os resultados da 1ª etapa do fórum muito positivos. “Para o desenvolvimento do setor turístico forte é necessário o comprometimento tanto do setor público como das empresas que integram o trade. Todos devem assumir a sua responsabilidade”, destaca a secretária.
A abertura do Fórum, realizado pela Prefeitura de Flores da Cunha com apoio do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH) e do Tri Hotel Flores da Cunha, teve a presença do prefeito, Lídio Scortegagna, que reafirmou o compromisso da administração municipal com o segmento, da diretora executiva do SEGH Márcia Ferronatto, que mediou o encontro, da secretária de Turismo, Indústria Comércio e Serviços, Fátima Ortiz e da Diretora de Cultura do município, Lorete Calza Paludo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Flores da Cunha
Galeria de imagens
Compartilhe isto: