Notícias
Notícias SEGH

8
dez/15

TRT-RS promove workshop sobre segurança do trabalho em micro e pequenas empresas

Compartilhe isto:

A cidade de Caxias do Sul receberá, no dia 10 de dezembro, oworkshop “Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho nas Micro e Pequenas Empresas”. Com inscrições gratuitas e destinado a empresários e gestores, o evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), por meio do Programa Trabalho Seguro. A atividade acontecerá das 8h às 12h, no restaurante do subsolo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC (Rua ítalo Vitor Bersani, 1134).

O workshop abordará os principais tópicos sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho, como legislação, custos e ferramentas de gestão. O foco da iniciativa são as micro e pequenas empresas. O evento, que já passou por Santa Maria e Porto Alegre no mês de novembro, é ministrado pela professora Renata Schneider Viaro (analista em Ciência e Tecnologia da Fundacentro, doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, diretora de Relações Institucionais da Sobes-Rio e professora da pós-graduação de Engenharia e Segurança da FTESM) e pelo psicólogo Leandro Custódio (diretor da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e membro do Conselho de Relações de Trabalho e Previdência Social da FIERGS).

O objetivo do TRT-RS com o workshop é estimular a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas micro e pequenas empresas. Conforme o desembargador Raul Zoratto Sanvicente, gestor do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Sul, o micro e o pequeno empresário dificilmente têm acesso à informação e o workshopvisa preencher esta lacuna. “A pequena empresa é muito vulnerável a um acidente. Por isso, é necessário este diálogo”, afirma. De acordo com o magistrado, é preciso promover a conscientização de que quando um empregado sofre um acidente ou doença relacionada ao trabalho, todos perdem, inclusive o empresário. “Não apenas a vítima e sua família sofrem, mas a empresa e a sociedade igualmente têm prejuízos. Quando um empregado se acidenta, são várias as consequências possíveis para a empresa: interdição do setor ou da máquina que a vítima operava, contratação e treinamento de substituto, pagamento de indenizações e honorários em ações judiciais, responsabilidade criminal dos dirigentes, dentre outros. Em relação aos cofres públicos, o acidente de trabalho onera em termos de socorro médico, cirurgias, leitos em hospital, benefícios previdenciários e outras despesas”, alerta o magistrado.

As inscrições para o workshop, gratuitas, devem ser feitas até as 10h do dia 9 de dezembro, pelo e-mail cursosej@trt4.jus.br. No campo "Assunto" deve constar o texto: Workshop para gestores e empresários. Para efetuar a inscrição é necessário informar o nome completo e a instituição ou empresa em que atua. As vagas são limitadas.

Fonte: Varaschin, Sgorla e Miotto Advogados Associados

Compartilhe isto: