Notícias e Eventos
Notícias SEGH

30
nov/20

Festival Internacional de Folclore de Nova Prata confirma edição digital com 13 países na competição

De forma virtual e com algumas ações presenciais, o Fifnp será realizado na serra gaúcha nos dias 5 e 6 de dezembro com uma grande campanha solidária e sediando pelo segundo ano o concurso de danças da Federation of International Dance Festivals (Fidaf) n

Compartilhe isto:

A 16ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp), que ocorrerá virtualmente nos dias 5 e 6 dezembro, será marcada pela solidariedade, por ações predominantemente on line e, novamente, sediará o Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil. Jurados estrangeiros definirão o vencedor entre 13 países competidores e um aplicativo para votação popular apontará o preferido do público.

O festival de Nova Prata, na serra gaúcha, é o único do gênero nas Américas a integrar o circuito mundial de festivais competitivos da Federation of International Dance Festivals (Fidaf). Grupos de 13 países estão na competição, de nações tão distantes e distintas quanto África do Sul e Japão (veja relação completa ao final). No ano passado, o vencedor foi o representante das Filipinas, a Companhia Nacional de Danças Bayanihan. Na votação popular, sagrou-se o State Dance Ensemble (Ural), da Rússia.

Fora da competição, grupos locais também ganham os aplausos (neste ano transformados em likes) do público. São pessoas com deficiências, idosos, promotores de tradições gaúchas e outros, em uma celebração da diversidade. Entre os tradicionais destaques estão as apresentações dos alunos da Apae e da Ascodef (Associação Comunitária de Deficientes de Nova Prata), cujos espetáculos sempre arrancam lágrimas (de alegria!) de dançarinos, familiares e da plateia em geral.

Normalmente realizado em setembro e ao longo de uma semana, a 16ª edição estava fadada a não ocorrer devido à pandemia, pela segurança de todos e pelo respeito às muitas vítimas da Covid-19. No entanto, em um ano tão desafiador como 2020, a força e a mobilização do festival, predominantemente feito por voluntários (mais de cem!), tem um papel ainda mais relevante a cumprir: o da solidariedade. E a solidariedade virá de muitas formas, para ajudar muitas pessoas.

É por isso que o festival voltará aos palcos, virtuais ou presencias (mas sem público) e com uma grande Campanha da Solidariedade. Percebendo que a maior e mais necessária mobilização era para arrecadar recursos com entidades parceiras, nos caixas dos supermercados locais e estimulando e organizando doações, se optou por concretizar a edição de 2020 com foco ainda mais social.

Campanha da Solidariedade já começou

A Covid não fez apenas vítimas fatais. Deixou um rastro de desempregados e desemparados. E quase todo mundo tem como ajudar com algo, os voluntários que fazem o festival voltaram a se mobilizar. A pandemia deixou, por exemplo, danos psicológicos em muitas pessoas também, e psicólogos podem doar parte de seu tempo para atender pessoas nessa campanha, virtualmente.

“Há empresas que vão até abrir vagas temporárias de trabalho na campanha e oferecer emprego. Outros vão doar móveis e utensílios, que serão repassados a instituições ou famílias mais necessitadas. Por todos que estão precisando de ajuda acreditamos que era hora de adotar uma ação especial e uma nova edição do Fifnp, que será, mais do que nunca, o festival da solidariedade”, acrescenta André Nedeff, presidente do festival.

Leitura, gastronomia, artesanato e o novo Projeto Escola

Também de forma virtual, com vídeos, entrevistas e dicas gravadas previamente, o festival dará asas e visibilidade a outras formas de cultura e folclore. Assim como Nova Prata costumava ser movimentada pelas feiras do livro, do artesanato e da gastronomia nas edições anteriores, o Fifnp vai manter essa tradição nas redes sociais do festival, YouTube, Conecta Mais TV e canal 8 da AdylNet TV.

Em 2020 o festival optou, ainda, por ampliar o Projeto Escola, levando esta ação educacional às 17 escolas do município (públicas e privadas). Os estudantes já trabalham em pesquisas envolvendo o folclore e os países que estão na competição. E teremos novamente neste ano atividades integradas ao campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Será uma grande e especial edição do Fifnp em 2020, dentro de todas as regras de segurança que o momento exige. O festival será feito porque traz alegria a muita gente, e porque a força dos voluntários que constroem esta longa trajetória pode ajudar quem mais precisa. Esta é a maior motivação e bandeira do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp).

Além dos Abraços e beijos guardados (tema da edição solidária de 2020), daremos asas, entre 5 e 6 de dezembro, aos figurinos que ficaram no armário, às músicas que não foram tocadas e às coreografias que recebemos por meio de vídeos dos quatro cantos do mundo.

Uma chuva de balões, bandeiras, folclore e solidariedade está a caminho!

SERVIÇO

Grupos internacionais (competidores)

África do Sul - Folk Dance Group Ama-Zebra

Cazaquistão - The Folk Dance Group Mangilik

Coreia do Sul - The Ryu Dance Company

Cuba - Compañía Folklorica Camagua

Holanda – Dance Group Paloina

Irlanda - The Attridge Academy Of Irish Dancing

Itália - The Akragas Folk Dance Group

Japão – Izena no Kai

Lituânia - Siauliai University Folk Ensemble (Saule)

Portugal - Grupo Etnográfico de Areosa

Rússia – Stanitsa Cossak Dance

Sérvia - Cultural & Folk Art Association Sveti Sava

Singapura - Sri Warisan Som Said Performing Arts

Argentina (não competidor) - Grupo coreográfico Nomade, em participação especial

Grupos locais (não integram a competição)

Abadá-capoeira

Grupo AFRO

Grupo da APAE

Grupo da ASCODEF

Grupo CALA

CTG Querência do Prata

CTG Retorno à Querência

Grupo Kalina – Braspol

Grupo Novo Milênio

Bailado Gaúcho

Bailado Maior

Bailadinho

Pré-Bailadinho

Programação completa

Dia 05 de dezembro de 2020 (Sábado)

Transmissão pelas redes sociais do festival, YouTube, Conecta Mais TV e canal 8 da AdylNet TV

9h às 18h: Feira Comercial
Dentro da semana de comemorações alusivas ao Fifnp, iniciada em 30 de novembro, as lojas, bares e restaurantes participantes terão preços, promoções e ações especiais até o final do dia.

10h às 11h: Cerimônia de Abertura e Recepção Oficial do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata.

11h às 12h: Feira Gastronômica / Mostra virtual de culinária típica
Pratos com origem na imigração italiana e a mais tradicional bebida brasileira
Gustavo Feddersen: caipirinha (que tanto encanta os estrangeiros), tradicional receita italiana de massa ao pesto e vinho merlot produzido na região
Guido Fernando Martini: panna cotta de frutas vermelhas, sobremesa originária da Itália, harmonizada com espumante da serra gaúcha

14h30min às 15h30min: Projeto Escola
Trabalhos realizados por estudantes das 17 escolas da cidade envolvendo o folclore e os países que estão na competição.


15h30min às 16h30min: Feira de Artesanato / Mostra virtual de Artesanato
Apresentações de arte em couro (tradição gaúcha), em palha (colonização italiana), basalto (Nova Prata é a Capital do Basalto) e Pysanky (técnica de pintura polonesa, origem de muitos imigrantes da região).  As técnicas serão apresentadas por profissionais da Casa do Artesão de Nova Prata, da Correaria Zanatto, do Artesanato De Conto, Kariane Modelski e Inês Dalsasso.

19h às 22h: Primeira noite de concurso e apresentações de grupos locais
Vídeos dos competidores, acompanhados on line por jurados internacionais, que darão notas ao final das apresentações. O público também poderá votar por meio do aplicativo Makadu, que pode ser baixado no Play Store (Android) e App Store (Apple).

Dia 06 de dezembro de 2020 (Domingo)
Transmissão pelas redes sociais do festival, YouTube, Conecta Mais TV e canal 8 da AdylNet TV

10h às 11h: Celebração pela Paz
Celebração campal e ecumênica, reunindo representantes de diferentes crenças.


11h às 12h: Feira Gastronômica / Mostra virtual de culinária típica
Apresentação de um prato típico da culinária gaúcha
Com Thiago Giaretta: churrasco, dicas de cortes nobres e alternativos para um bom assado e feitio do chimarrão

14h30min às 15h30min: Feira do Livro  Virtual
Debates e dicas de livros e textos com professores da UCS e escritores da região, falando sobre seus processos criativos e compartilhando ideias

15h30min às 16h30min: Oficinas de Dança e Música
Lúcia Brunelli ministra oficina de dança popular brasileira e Fernando do Ó sobre instrumentos de percussão

19h às 22h: Segunda noite de concurso e apresentações dos grupos locais / Noite de Premiação e Cerimônia de Encerramento do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata
Vídeos dos competidores, acompanhados on line por jurados internacionais, que darão notas ao final das apresentações. O público também poderá votar por meio do aplicativo Makadu, que pode ser baixado no Play Store (Android) e App Store (Apple).

O 16º Festival Internacional do Folclore é apresentado pelo  Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Nova Prata  através da Secretaria Municipal da Cultura. Conta com patrocínio de ADYLNET , AXELL, MERCADOS PORTA E VIPAL .O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Informações para a imprensa:

AGÊNCIA CIGANA

Cátia Tedesco – catia@agenciacigana.com

Thiago Copetti – thiago-copetti@hotmail.com

Compartilhe isto:

Galeria de imagens

Cadastre-se para receber notícias e eventos!