Notícias e Eventos
Notícias SEGH

20
nov/20

24ª Surdolimpíadas de Verão 2021: o que é?

Compartilhe isto:

A 24ª Surdolimpíadas de Verão, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), que irá ocorrer entre os dias 5 e 21 de dezembro de 2021, é a primeira edição realizada em um país da América Latina. Os jogos internacionais terão a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas e equipes, para disputas em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, a Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

A primeira edição ocorreu em 1924 na cidade de Paris, na França, com o nome de Jogos Olímpicos Silenciosos. Esse foi o primeiro evento multidesportivo para portadores de necessidades especiais, já que os Jogos Paralímpicos viriam a ser realizadas após a Segunda Guerra Mundial. O nome ‘Surdolimpíadas’ só foi adotado no início dos anos 2000, e a primeira edição a ser conhecida oficialmente por este nome foi a 19ª Surdolimpíadas de Verão que ocorreu em Roma, na Itália.

Hoje o número de federações nacionais membros do ICSD é de 116; inicialmente, eram apenas 9 nos jogos de Paris. Entre os recém-chegados que estão aproveitando os benefícios dessa rede mundial de esportes e inclusão social,estão países geograficamente distintos, como Jordânia, Iraque, Serra Leoa, Costa do Marfim, Bósnia e Herzegovina, Quirguistão, Seychelles e Iêmen.

A Surdolimpíadas 2021 está sendo localmente administrada pelos esforços do Comitê Plural, um sub-comitê afiliado diretamente ao ICSD responsável pela organização e projeto do evento, presidido por Emir José Alves da Silva, administrador especialista em marketing que já ocupou diversos cargos de liderança e gestão, e Evaldo Antônio Kuiava, reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS).O comitê também é composto pelos membros associados, conselho de honra, conselho executivo e funcionários. 

Os jogos irão ocorrer na sede prioritária em Caxias do Sul, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul, e nas cidades vizinhas de Flores da Cunha e Farroupilha. 

Compartilhe isto:

Cadastre-se para receber notícias e eventos!