Notícias e Eventos
Notícias SEGH

23
out/20

Vinhos de Farroupilha são avaliados em novo formato

196 amostras inscritas na 15ª Seleção de Vinhos passaram por Análise Sensorial; revelação dos resultados será no dia 5 de dezembro

Compartilhe isto:

Os 196 vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva inscritos na 15ª Seleção de Vinhos de Farroupilha -  registrando recorde de produtos participantes no concurso -, passaram por análise sensorial nos dias 20 e 21 outubro. A avaliação dos produtos foi feita por grupo de 24 degustadores, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. Os trabalhos foram realizados no Salão da Comunidade Santos Anjos, quarto distrito de Farroupilha, no turno da manhã.

    Além da realização em local mais amplo, foram implementadas mudanças na dinâmica de degustação, para seguir as recomendações de distanciamento. Os degustadores foram divididos em quatro grupos, com a presença de um presidente de mesa, permitindo debates e alinhamento entre os especialistas sobre as notas emitidas, características e medalha final que cada amostra fica a apta a receber. Para o diretor da Afavin, Ricardo José Chesini, que presidiu um dos grupos, esse foi o ponto de destaque da edição. “Essa inovação foi excelente. A validação conjunta dos pareceres individuais confere mais justiça às notas”, explica. 

    O presidente do Conselho Técnico da Afavin, Leandro Bianchi Santini salienta que houve um salto de qualidade no patamar das amostras degustadas. “Fomos bem severos, buscando encontrar aspectos que pudessem carecer de ajustes, e não encontramos nenhum defeito. Em relação aos moscatos, podemos dizer que Farroupilha está atingindo uma  plenitude, com vinhos excepcionais. Um resultado que justifica o trabalho que vem sendo feito entre vinícolas e produtores na melhoria da qualidade de nossos vinhos. E isso foi observado, graças ao novo formato, também nas considerações dos degustadores. Os comentários enalteceram as características e peculiaridades de cada produto em todas as categorias. Estamos muito felizes, brindando uma nova era dos vinhos de Farroupilha”, considera.

    A vice-presidente da Afavin, Fernanda Tonini, comenta sobre os vinhos e espumantes da safra 2020 (como o concurso avalia produtos engarrafados, também há exemplares de safras anteriores). ”Nesse ano tínhamos uma expectativa ainda mais elevada pela safra ter sido considerada histórica. E os produtos mais jovens comprovaram que a safra 2020 realmente foi diferenciada. Excelente!”, menciona. O pesquisador de enologia da Embrapa Uva e Vinho, Giuliano Pereira, que participou pela primeira vez da avaliação em Farroupilha, também manifestou seu parecer. “A qualidade dos produtos me surpreendeu, com a maioria sendo merecedora de medalhas de ouro e prata. Farroupilha tem uma bela representatividade nos vinhos e espumantes do Sul do Brasil. Percebe-se uma tipicidade e equilíbrio que denotam sucesso mercadológico para os produtos e quem vai ganhar com isso é o consumidor”, pontua.

    As amostras foram inscritas por onze vinícolas, em 13 categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tintos e brancos; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva. Para vinhos, frisantes e espumantes são utilizadas fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para os sucos de uva é usada, desde a primeira edição do concurso, uma ficha desenvolvida especialmente para a Seleção de Vinhos de Farroupilha -  ferramenta que foi aderida por outros concursos de vinhos na região.

    Conforme normas internacionais, receberão premiação até 30% das amostras avaliadas. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções especiais Moscatel Premium -  ao vinho fino seco tranquilo moscato e ao espumante moscatel que atingem a maior pontuação. Trata-se de uma premiação única em concursos do gênero, criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas da variedade moscato no país.

    A revelação dos vencedores será no dia 5 de dezembro. O formato e o local do evento de premiação ainda serão definidos, mas sabe-se que o tradicional janta-baile sofrerá adaptações para cumprir as recomendações relacionadas à pandemia.

    A promoção da 15ª Seleção de Vinhos de Farroupilha é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) em parceria com a Prefeitura de Farroupilha, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Turismo e Cultura. Patrocinam o evento: Agrovitti, Amazon Group, Basf, BiotecSul enologia aplicada e inovação, Bidolux, Facchin Import & Export, Guaresi Tombadores Hidráulicos, Luvison Equipamentos para couro e líquidos, Malbec, MA Silva Brasil, Rossi Arquitetura Enológica, Scholle IPN, Tramontina, Vêneto. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE); Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha; Embrapa Uva e Vinho; Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves; Laren – Seapa – Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha; UCS Farroupilha.


Fotos, crédito: Marciele Scarton.

1_ Pandemia motivou adesão de novo formato de degustação, que acabou agregando positivamente nos trabalhos, devendo ser mantido nas próximas edições.

2 – Degustadores e equipe de trabalho, ao final das degustações.

3 - Ricardo José Chesini, diretor da Afavin.

4  - Leandro Bianchi Santini, presidente do Conselho Técnico da Afavin.

5 - Enóloga Fernanda Tonini, vice-presidente da Afavin.

6 – Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Giuliano Pereira.

Compartilhe isto:

Galeria de imagens

Cadastre-se para receber notícias e eventos!