Notícias e Eventos
Notícias SEGH

23
out/19

Esforço coletivo consolida Semana Municipal da Gastronomia de Caxias do Sul e organização já anuncia data para a segunda edição

Mais de 2,5 mil pessoas prestigiaram a programação deste ano, gerando um incremento de público de 10% nos restaurantes participantes. Em 2020, evento ocorrerá de 12 a 18 de outubro

Compartilhe isto:

Viagem dos Sabores, que neste ano passou a integrar a Semana Municipal da Gastronomia. Divulgação Fabíola Bissani

Misture 34 programações, 33 restaurantes participantes e nove atividades de qualificação, divididos em sete dias. Acrescente 2,5 mil pessoas e cerca de 3 mil refeições servidas. A receita que resultou no sucesso da 1ª Semana Municipal da Gastronomia de Caxias do Sul, que encerrou neste domingo (20), pode ser comemorada com o incremento de R$ 80 mil na economia do município e aumento de 10%, em média, no fluxo de clientes nos empreendimentos gastronômicos.

De 13 a 20 de outubro, estabelecimentos e instituições de ensino ofereceram qualificações, combos promocionais, degustações e jantares temáticos com apresentações artísticas. A iniciativa é uma realização do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) – Região Uva e Vinho e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio da diretoria de Política Turística e Enogastronomia, com o apoio da Câmara de Vereadores.

Entre as atividades da programação deste ano, destaque para o evento âncora 7ª Viagem dos Sabores, que desafiou 17 restaurantes caxienses a prepararem, de 15 a 20 de outubro, menus étnicos de 10 países.

“Sempre que possível participamos de eventos coletivos como esse, pois acreditamos que iniciativas assim são muito positivas para divulgação dos empreendimentos. No nosso caso, com a Viagem dos Sabores atingimos pessoas que não conheciam o restaurante ou clientes que não frequentavam há algum tempo, voltando os olhares deles para a nossa proposta”, pontua o chef Daniel Santos, proprietário de uma tapiocaria. Esta é a quarta participação do restaurante na Viagem dos Sabores, agora integrando a Semana Municipal da Gastronomia.

Durante a programação, a instituição de ensino coordenada por Vinícius Menegasso promoveu uma oficina de sushi gratuita e aberta à população. O executivo ressalta o interesse dos participantes, entre alunos, donos de restaurantes e apreciadores em geral, e já adianta a intenção de participar da 2ª Semana Municipal da Gastronomia de Caxias do Sul, que ocorrerá de 12 a 18 de outubro de 2020.

“Caxias do Sul precisa de mais eventos assim. Precisamos desmitificar que o município é apenas um polo metalmecânico e, para isso, temos que estimular e abordar cada vez mais a gastronomia e o turismo”, enfatiza Menegasso.

Para o presidente do SEGH – Região Uva e Vinho, Vicente Perini Filho, o balanço é positivo nos sete dias de programação: “Estamos bastante satisfeitos com os números desta primeira edição, que uniu a Semana com a Viagem dos Sabores. Precisamos destacar, de forma especial, o esforço coletivo entre empreendimentos, instituições de ensino e entidades representativas. Plantamos a semente com o intuito de promover e valorizar a gastronomia caxiense”, avalia.

“A união de esforços e aproximação de entidades reforça que alianças estratégicas são capazes de sensibilizar a comunidade sobre a diversidade gastronômica e bem-servida de Caxias do Sul. A ideia desta mobilização é incentivar que as pessoas frequentem estabelecimentos que ainda não conhecem ou que experimentem sabores diferentes daqueles que já frequentam”, complementa a diretora de Política Turística e Enogastronomia da CIC, Marjorie Balbinot Gasperin.

Por que da data?     
A Semana Municipal da Gastronomia de Caxias do Sul foi instituída pela Lei municipal nº 8.362/2018, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em dezembro de 2018. A proposta é de autoria do vereador Gustavo Toigo e ocorrerá anualmente, sempre na terceira semana de outubro, abrangendo o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16. O objetivo da celebração é promover a gastronomia local e a cultura caxiense. 

Fonte: MCom | SEGH

Compartilhe isto:

Galeria de imagens

Cadastre-se para receber notícias e eventos!