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6
jun/19

Temperar – Cozinha & Mercado reúne 300 pessoas em Caxias do Sul

Segunda edição do encontro promovido pelo Segh Jovem – Região Uva e Vinho teve aula-show de participantes do MasterChef Profissionais 2017, além de apresentar tendências da gastronomia e cases de sucesso do turismo de experiência

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Ravi Leite e William Williges abriram segunda edição do Temperar – Cozinha & Mercado com aula-show_divulgação Julio Soares|Fotobjetiva

“Na cozinha, a entrada é pela porta dos fundos. É importante conhecer todos os processos, desde a chegada dos alimentos até a mesa. O trabalho do grupo inteiro faz a diferença no resultado final”. Com a experiência de quem com apenas seis anos de idade já tinha certeza de que seria cozinheiro, o chef Ravi Leite, participante do MasterChef Profissionais 2017, conduziu a aula-show onde ensinou a fazer a receita havaina Poke, que abriu o Temperar – Cozinha & Mercado na noite da última terça-feira (4), no Hotel Intercity, em Caxias do Sul. Mais de 300 pessoas, entre estudantes, profissionais e formadores de opinião prestigiaram a segunda edição do evento promovido pelo departamento jovem do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.

Além de Ravi e do chef William Williges, que também participou do MasterChef Profissionais 2017, o Temperar contou com as apresentações de Maria Rita Gregol e frei Djair Galvan (Pousada dos Capuchinhos), de Vila Flores, com o case “Turismo e Espiritualidade”; Felipe Castro (Okay Café), de Santa Maria, com “Tendências Vistas na NRA e Como Isso Pode Impactar o Negócio de Alimentação”; Henrique Kochenborger (Share Eat RS), de Porto Alegre, com “Share Eat, uma plataforma com dicas personalizadas para apaixonados por gastronomia, e o Mapa de Comportamento do Consumidor”.

Maria Rita e o frei Djair mostraram a transformação do Seminário de Vila Flores numa pousada que é referência no turismo de experiência na Serra Gaúcha. A partir de 2006, com a diminuição gradativa das chamadas vocações religiosas, o que era um espaço ocioso foi sendo transformado numa pousada que une espiritualidade com turismo de lazer e enoturismo.

“Passamos de uma taxa de ocupação de apenas 18,4% em janeiro 2014, com ticket médio de R$ 55,8 para uma taxa de ocupação de 60,6%, em maio 2019, com uma média de diárias de R$ 226,8”, informou Maria Rita.

Felipe Castro trouxe as novidades vistas na NRA, em Chicago (EUS), a maior feira do setor no mundo, que reuniu 65 mil pessoas, mais de 2,1 mil expositores e 800 categorias de produtos. Castro destacou as alternativas que estão sendo desenvolvidos para a resolver o problema da escassez de mão de obra e a necessidade cada vez maior de investimentos no sistema de Delivery.

“Mais da metade da população americana dá importância para empreendimentos que possuem um bom sistema de atendimentos de pedidos online. Precisamos estar atentos às mudanças para não perdemos mercado”, aconselhou.

Entre as tendências no setor de gastronomia apresentadas também está a forma como os consumidores buscam informações e dicas de bares e restaurantes. O publicitário Henrique Kochenborger mostrou como o aplicativo Share Eat pode ajudar a mapear o comportamento do consumidor, de acordo com o perfil das próprias publicações dos usuários nas redes sociais.

“Estamos com mais de mil lugares mapeados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais e devemos ampliar para este mapeamento também para os consumidores de vinhos”, antecipou.

Ao final das apresentações, Roger Klafke, gerente setorial da Indústria, Comércio e Serviços do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS), mediou um bate-papo dos painelistas com o público. O chef William encerrou o evento com uma dica para os estudantes.

“Vão aos restaurantes de Caxias do Sul, acompanhem o trabalho. Temos uma gastronomia muito rica e precisamos acreditar no potencial da nossa cidade”, disse.


A segunda edição do Temperar – Cozinha & Mercado foi uma realização do Segh Jovem, tendo como parceiros master Brinox e Sebrae e apoio de Criare Eventos, Fecomércio RS/Senac, Fotobjetiva, Franchising Group, FSG Centro Universitário, Hotel Intercity Caxias do Sul, Instituto Mix de Profissões, Leve Sabor, Nova Aliança, Senso Comunicação Integrada, Slow Food Peróla das Colônias, UCSTec - Cursos Superiores de Tecnologia e UniCesumar.  

Fonte: MCom Ação & Comunicação

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