Notícias e Eventos
Notícias SEGH

9
mai/19

Afavin define diretoria para os próximos dois anos e comemora 14 anos de atividades

Rosane Meggiolaro Cappelletti torna-se a primeira mulher a assumir o posto de presidente da entidade; Fernanda Tonini ocupa a vice-presidência

Compartilhe isto:

Divulgação AFAVIN

Ocorreram nesta terça-feira, 7 de maio,  na vinícola Tonini, em Farroupilha, eleição e posse da diretoria da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) para o biênio 2019-2020. Na ocasião,  também foram comemorados, com jantar de confraternização entre os associados, os 14 anos de atividades da entidade, fundada em 6 de maio de 2005.

    Não havendo chapas inscritas e, conforme  estatuto da entidade,  sendo possível a reeleição por dois anos, Rosane Meggiolaro Cappelletti foi indicada pelos associados e eleita presidente por unanimidade dos votos. “Assumo essa responsabilidade com a confiança no trabalho em equipe que é desenvolvido por toda a diretoria. Seguiremos atuando para defender os interesses dos associados e trabalhando para o desenvolvimento e o fortalecimento conjunto das empresas. Entre as prioridades de nossa gestão estão impulsionar cada ano mais o Festival do Moscatel, realizar anualmente a Seleção de Vinhos, promover a Indicação Geográfica, além de quitar a reforma da Casa Poeta Oscar Bertholdo, que abriga a sede da entidade, conjuntamente com a Confraria Feminina” .

    João Carlos Taffarel, que esteve na presidência durante quatro gestões (2005 a 2008 e 2015 a 2018) despede-se da função. “Estar à frente da entidade exige grande dedicação, mas nos recompensa com expressivo crescimento diretivo e pessoal. Já estive por muitos anos, e com imensa satisfação, nesse papel. Agora, acredito que é hora de novas pessoas e ideias agregarem  à entidade, sendo que identificamos pessoas no grupo com grande disposição e importantes contribuições a somar”. Taffarel passa a compor, juntamente com Tiago Tonini e Ricardo José Chesini, o Conselho Emérito, que acaba de ser criado com o intuito de  contar com a experiência dos ex-presidentes sempre que a entidade demandar.

     A vice-presidência foi assumida por Fernanda Tonini, o que salienta ainda mais o crescimento e a participação feminina na diretoria da entidade. “Cada mulher que ocupa um cargo de diretoria dentro de uma entidade reforça a força da mulher do interior da Serra Gaúcha. Isso nos orgulha. E acredito que o trabalho conjunto, aquele que é partilhado entre mulheres e homens com igualdade, resulta em excelentes frutos para a sociedade, com cada um oferecendo o que tem de melhor e todos se empenhando para o bem comum”, salienta.

    Para os demais cargos da diretoria executiva foram nomeados: Paulo Tesser (1º secretário); Daniel Cappelletti (2º secretário); Rafael Marchetto (1º tesoureiro); Ricardo Chesini (2º tesoureiro). Leandro Bianchi Santini permanece como presidente do Conselho Técnico e de Pesquisa. Abaixo, a composição completa da diretoria.

Diretoria Afavin (2019/2020)

Diretoria Executiva
Presidente: Rosane Meggiolaro Cappelletti (Vinhos Cappelletti)
Vice-presidente:  Fernanda Tonini (Vinhos Tonini)

1º Secretário: Paulo Tesser (Cooperativa Vinícola São João)

2º Secretário:  Daniel Cappelletti (Vinhos Cappelletti)

1º Tesoureiro: Rafael Marchetto (Cooperativa Vinícola São João)
2º Tesoureiro: Ricardo José Chesini (Adega Chesini)

Conselho Fiscal : Antonio Colombo (Vinícola Colombo),  Natalino Tonini (Vinícola Tonini) e  Magnos Basso (Basso Vinhos e Espumantes). Suplentes: Marco Cappelletti (Vinhos Cappelletti), Leandro Bianchi Santini (Vinícola Perini) e Cristhian Ferrari Ambrosi (Cave Antiga Vitivinícola)

Presidente/Coordenador do Conselho Técnico e de Pesquisa: Leandro Bianchi Santini (Vinícola Perini)

Membros do Conselho Técnico e de Pesquisa: João Carlos Taffarel (Cave Antiga Vitivinícola), Ismar Pasini (Cooperativa Vinícola São João); Magnos Basso (Basso Vinhos e Espumantes); Paulo Tesser (Cooperativa Vinícola São João); Ricardo José Chesini (Adega Chesini); Tiago Tonini, Fernanda Tonini (Vinícola Tonini).

Nota: O Conselho Técnico e de Pesquisa é um órgão de assessoramento, composto por técnicos associados, de renomada capacidade, que respondem pela análise e emissão de pareceres acerca dos projetos técnicos e de pesquisa.

Afavin: expressivas conquistas em 14 anos

Realização de treze Seleções de Vinhos, encaminhando-se em 2019 para a décima-quarta edição do evento que proporcionou a evolução qualitativa dos produtos locais.
Criação e realização de oito edições do Festival do Moscatel. O evento, que nasceu com o objetivo de divulgar em nível nacional a produção local terá a 9ª edição realizada em setembro desse ano. Na última edição, recebeu visitantes de 70 municípios brasileiros.
Realização de reuniões internas periódicas com as vinícolas tendo o objetivo de conhecer a produção local e suas particularidades, bem como discutir os problemas do setor, além de diversos treinamentos aos associados em parceira com o Sebrae e outras instituições.
Conquista da Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência para  os vinhos e espumantes moscatéis farroupilhenses e cerca de dois milhões de litros de vinhos e espumantes disponíveis no mercado com o selo da IP Farroupilha.
Cadastro georreferenciado das propriedades vitícolas de todo o município em parceria com a Embrapa e o Ibravin. Esse trabalho contém dados precisos do mapa geográfico da produção local de uvas.
Realização, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, de dissertação de mestrado com estudo de caso do perfil tecnológico dos produtores de uvas e das vinícolas associadas e de tese de doutorado do perfil qualitativo dos espumantes moscatéis da região.
Participação em diversas ações representativas do setor, mostrando o potencial da região de Farroupilha.
Realização de degustações temáticas com formadores de opinião e consumidores, dentre outras ações.
A associação integrou conselhos consultivos de entidades do setor junto aos quais pode registrar reivindicações.
Participação em concursos de vinhos nacionais e internacionais, conquistando prêmios expressivos, mostrando a qualidade dos produtos da região de Farroupilha.
Reforma da casa Poeta Oscar Bertholdo, que abriga a sede da Afavin e da Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, em trabalho conjunto das entidades.
Conquista do título de Capital Nacional do Moscatel, com o projeto pleiteado pelo Poder Público farroupilhense, que resultantou na lei sancionada pelo presidente da República, em janeiro de 2019.
 

Fotos, crédito, Marciele Scarton.

1 – Diretoria executiva Biênio 2019-2020 (Presidente e vice ladeadas à esquerda pelos tesoureiros e à direita pelos secretários)

2 – Rosane e Fernanda estarão à frente da entidade nos próximos dois anos

3 – Taffarel despede-se do cargo de presidente

Presidente e vice-presidente da Afavin estão à disposição para agendamento de entrevistas pelos telefones 54-98403.2535 (Rosane) e 54-98410.1052 (Fernanda).

Fonte: Imediata Comunicação

Compartilhe isto:

Cadastre-se para receber notícias e eventos!