Notícias e Eventos
Notícias SEGH

1
mar/19

Corte da 16ª Fenavinho será disputada por 26 candidatas

Compartilhe isto:

Escolha definirá nova corte da Fenavinho, representada, pela primeira vez, pela Imperatriz do Vinho Sandra Guerra_divulgação: Arquivo Pessoal

O concurso que elegerá a corte da 16ª edição da Festa Nacional do Vinho será disputado por 26 mulheres – dentre as quais três conquistarão a coroa de Imperatriz do Vinho e damas de honra da Fenavinho, festividade que ocorre de 13 a 23 de junho, concomitante a ExpoBento 2019, em Bento Gonçalves.

Todas elas representam entidades e bairros da cidade, comprovando o caráter comunitário do evento, e cumprem os critérios exigidos pela organização do concurso: mulheres solteiras com idade entre 18 aos 28 anos, moradoras de Bento Gonçalves há pelo menos um ano e dispostas a cumprir com os compromissos para representar a festa. A escolha da Imperatriz do Vinho e das Damas de Honra está agendada para ocorrer na noite de 6 de abril, em local a ser redefinido em breve, devido ao grande número de inscrições.

As candidatas passarão por um período preparatório, no qual aprenderão sobre a história da Fenavinho e sobre a cultura da uva e do vinho que tanta fama deram ao município. Para definir a nova corte da festa, as candidatas passarão por duas etapas: a entrevista, quando serão avaliados critérios como apresentação, comunicação e expressão; e o desfile, momento em que os jurados estarão atentos a aspectos como simpatia, desenvoltura e beleza.

Ao longo da história da Fenavinho, a escolha da corte encarregada de divulgar a festa tornou-se um dos momentos mais emblemáticos e aguardados pela comunidade, pois simboliza seu envolvimento com o evento surgido em 1967. Para Rodrigo Parisotto, secretário de Turismo e responsável pela área de Cultura e Relação com a Comunidade da 16ª Fenavinho, o grande número de candidatas expressa a relação de afeto existente entre a cidade e a Fenavinho. “Estou muito feliz e até surpreso pela quantidade de candidatas querendo fazer parte da corte da Fenavinho, tanto tempo depois da última edição, ocorrida em 2011. Isso representa todo o carinho da comunidade pela festa e de como ela estava fazendo falta para Bento Gonçalves. Só demonstra como foi feliz esse movimento de resgatar a Fenavinho, que está mais viva do que nunca”, comentou.

Para Elton Paulo Gialdi, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 16ª Fenavinho, a resposta da comunidade para os eventos da festa demonstra quanto a cidade estava órfã desse histórico evento. “A Fenavinho causa uma sensação de pertencimento a toda comunidade, pois ela é a verdadeira promotora dessa festa. O expressivo número de meninas querendo ser a Imperatriz do Vinho é um espelho de como todos estavam com saudades da Fenavinho”, disse.

Atrações estão sendo divulgadas

A 16ª Fenavinho ocorrerá depois de oito anos da última edição, concomitantemente à ExpoBento, entre os dias 13 e 23 de junho, no Parque de Eventos. Aos poucos, o público vai conhecendo as atrações da maior festa popular de Bento Gonçalves.

Além de vinícolas expondo seus produtos, a Fenavinho contará com uma Vila Típica, integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria. A atmosfera das praças, tradicionais pontos de encontro e convivência comunitária do interior, será representada por espaços com apresentações cênicas, artísticas e musicais. Túnel do Tempo contando os mais de 50 anos de história da festa, cursos de degustação, gastronomia farta e a Piccola Città, espaço com ações na área da educação patrimonial, lazer e recreação ao público infanto-juvenil, também farão parte das atrações do encontro. Outras ações emblemáticas da Fenavinho, como o Vinho Encanado e o Desfile de Carros Alegóricos, estão confirmadas e farão a alegria da comunidade e dos turistas.

Fonte: Exata Comunicação & Eventos

Compartilhe isto:

Cadastre-se para receber notícias e eventos!