Notícias e Eventos
Notícias SEGH

9
nov/18

Turismo impulsiona hotelaria e gastronomia na região Uva e Vinho

Polo turístico registrou crescimento de 160% no fluxo de visitantes em cinco anos. Encontro e feira de negócios do setor ocorre na próxima segunda-feira (12), em Caxias do Sul

Compartilhe isto:

A expectativa de um crescimento de 5% no ano, a força de um setor que gera mais de sete mil empregos e a representatividade de uma entidade que celebra 70 anos de fundação em 2018 serão comemorados no 9º Encontro da Gastronomia e Hotelaria e a 3a Feira de Negócios. O evento é promovido pelo Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho e ocorre na próxima segunda-feira (12), das 14h30 às 23h, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Às 19h será realizado um ato simbólico para marcar as sete décadas do sindicato.  Mais de mil pessoas devem circular pelos 110 espaços com expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com o presidente da entidade, Vicente Perini Filho, a marca atingida pelo Segh neste ano reforça o potencial econômico e social gerado pelos hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas e que vem sendo fortalecidos com a expansão do turismo na região Uva e Vinho. O sindicato representa mais de dois mil empreendimentos, sendo que apenas oito não são optantes pelo Simples Nacional.

“Mesmo com as dificuldades econômicas que vivemos no país nos últimos anos, o turismo se manteve estável e até apresentou crescimento em determinadas regiões que passaram a trabalhar de maneira mais forte essa atividade”, enfatiza.            

Em 2017, 2,6 milhões de pessoas visitaram os 19 municípios que integram a região Uva e Vinho, ante os cerca de um milhão de turistas que desembarcaram em 2012 - um crescimento de 160% em cinco anos. O turismo é responsável por 10% do PIB mundial e ajudou países como Espanha e Portugal a superaram a última grande crise. A gastronomia, a hotelaria e o entretenimento estão entre as 50 atividades impactadas pelo turismo.

Perini informa que, segundo estudos do Ministério do Turismo, o Brasil pode gerar cerca de dois milhões de postos de trabalho ligados à atividade turística nos próximos quatro anos. “Muitas destas vagas serão abertas em hotéis, bares e restaurantes e em número expressivo para jovens”, acredita.

O dirigente afirma que algumas tendências do setor poderão ser verificadas na edição deste ano do 9º Encontro da Gastronomia e Hotelaria e a 3a Feira de Negócios. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos apontam um crescimento de 200% no varejo alimentar entre os anos de 2008 e 2017 e um acréscimo de 28% para 32% no gasto dos brasileiros com alimentação fora do lar.

“Essa tendência de crescimento deve ser mantida nos próximos anos, mesmo que de forma tímida, e a feira proporcionará inteiração e um ambiente propício para investimentos mais assertivos, com base no que o público procura nos serviços de alimentação, hotelaria e entretenimento”, resume Perini.

O acesso é exclusivo e gratuito para empresários do setor, alunos das áreas de gastronomia, hotelaria e turismo, associados e parceiros do Segh. Os interessados devem fazer o cadastro pelo site www.seghuvaevinho.com.br (confira no serviço abaixo).

Entre os expositores de serviços e produtos, além de degustação e oficinas, poderão ser encontrados fornecedores de nove diferentes categorias como alimentos e bebidas, equipamentos para hotéis e restaurantes, material de limpeza e lavanderia, amenities (cosméticos e higiene pessoal), móveis e decoração, tecnologia e softwares, equipamentos de proteção individual (EPIs), energia, consultorias e centros de capacitação.

A realização do evento conta com patrocínio da Bitcom TV & Internet Provider, Boccati Vinhos, ExpoBento, Mercantec, Sicredi, Supergasbras e Ultragas.

Números da região Uva e Vinho            
- Dois mil empreendimentos associados Segh – Região Uva e Vinho;       
- Sete mil pessoas empregadas no setor de hotelaria e gastronomia nos 19 municípios que abrangem aa entidade;

- Em 2017, 2,6 milhões de turistas circulam nas cidades que integram a região Uva e Vinho. Em 2012, foram, aproximadamente 1 milhão de visitantes;     
- No Vale dos Vinhedos, em 10 anos houve um crescimento de 244% no recebimento de turistas: passando de 121 mil (2007) para 416 mil (2017) visitantes;

- Em 2008, toda região Uva e Vinho tinha 80 hotéis e pousadas. Hoje, são 101;   
- A expectativa do setor é fechar 2018 com alta de 5% em negócios.

O SEGH Uva e Vinho

Fundado em 2 de agosto de 1948, o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho é uma entidade patronal que abrange 19 municípios, representando, aproximadamente, dois mil estabelecimentos das seguintes categorias: Hotéis, Pousadas, Motéis, Galeterias, Churrascarias, Pizzarias, Cantinas, Buffet, Bares, Casas Noturnas, Casas de Shows, Casas de Lanches, Cafés, Pastelarias e outros similares. Os municípios que integram a base territorial são Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabijú, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata e Pinto Bandeira.

 
SERVIÇO

O que: 9º Encontro da Gastronomia e Hotelaria e 3a Feira de Negócios 

Quando: segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Horário: das 14h30min às 23h

Local: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul

Inscrições: exclusivas para associados, empresários do setor, alunos dos cursos de gastronomia, hotelaria e turismo e parceiros, pelo site www.seghuvaevinho.com.br

Fonte: MCom Ação & Comunicação | SEGH

Compartilhe isto:

Cadastre-se para receber notícias e eventos!