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jul/18

Troca de experiências e diferentes sabores marcam primeiro evento realizado pelo SEGH Jovem

Temperar - Cozinha & Mercado ocorreu nesta segunda-feira (2), com a participação de mais de 200 pessoas e apresentações de quatro histórias de sucesso e tendências internacionais.

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Divulgação Julio Soares

O compartilhamento de saberes e a mistura de sabores marcaram o Temperar – Cozinha & Mercado, realizado entre o final da tarde e a noite da última segunda-feira (2), no Hotel Intercity, em Caxias do Sul. Mais de 200 pessoas participaram do primeiro evento organizado pelo departamento jovem do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh), que integra as comemorações dos 70 anos da entidade.

Com mediação da jornalista Sara Bodowsky, o primeiro case foi levado ao palco por Eduardo Comerlato, que falou sobre “Desafios de um Jovem Empreendedor” e as experiências com inovação do hambúrguer “original” de um de seus empreendimentos com o modelo tradicional, já consagrado em Caxias do Sul e região. Comerlato relatou a história da família, em especial do pai e fundador da hamburgueria Gilmar Comerlato, e da dedicação que é preciso para empreender no ramo da gastronomia. “É algo que faz parte da nossa identidade, um elemento central da nossa vida”, relatou.

Em seguida, Charlie Tecchio Colonetti, professor do curso de gastronomia da Universidade de Caxias do Sul e chef vencedor da primeira edição do reality Super Chef do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, discorreu sobre a Identidade Gastronômica Regional da Serra Gaúcha. Ele incentivou a valorização do uso de produtos locais e o conhecimento da origem da gastronomia em diferentes regiões. “Hoje damos mais valor ao que remete à infância. Não temos mais vergonha de comidas que levávamos para a escola com certo preconceito, como pão com chimia ou batata doce”, exemplificou.

No terceiro caso de sucesso, mãe e filha, Odete e Raísa Bettú Lazzari, contaram de que forma a Osteria Della Colombina, de Garibaldi, tem se destacado quando o assunto é gastronomia cultural e tour da experiência. Em 1999, a partir da morte do marido, Odete uniu a necessidade de criar quatro filhas com o dom de fazer as pessoas felizes com boa comida, hospitalidade e autenticidade. “O nosso objetivo é que o cliente sinta os sabores que eu sentia na infância, quando minha mãe fazia uma comida especial, em datas especiais. Que o turista sinta a emoção de saborear uma refeição gostosa, que também se emocione com o cheirinho do alimento”, contou, arrancando lágrimas de boa parte do público e até mesmo da mediadora do painel.

Para encerrar o ciclo de apresentações, o empresário Leonardo Prade, de Porto Alegre, compartilhou a vivência que teve na maior feira de alimentação e hotelaria do mundo, a NRA, que ocorreu em Chicago entre os dias 19 e 22 de maio. “A alimentação fora do lar vem crescendo no mundo. Podemos ver nesta feira o que deve ser tendência nos próximos anos, inovações e alguns conceitos que são importantes, em especial sobre ambientação e atendimento”.

O presidente do Segh Jovem, Douglas Schuh, afirmou que o objetivo do evento foi cumprido, valorizando a gastronomia regional, mostrando exemplos de empreendimentos de sucesso e também antecipando tendências internacionais. 

Antes das apresentações, o público foi recepcionado com degustação de produtos, com vinhos e sucos da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, cervejas da Bier Food e espaço Slow Food Convívio Caxias Pérola das Colônias e da UCS Escola de Gastronomia. 

A recepção também contou com pizzas, cachorros-quentes, mini-hamburguers,  brownies e brigadeiros de colher oferecidos pelos empreendimentos dos membros do Segh Jovem, departamento promotor do evento.

Fonte: MCom Ação & Comunicação

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