Notícias e Eventos
Notícias SEGH

23
mai/18

Sulserve começa revelando o potencial do segmento de Padaria, Gastronomia e Hotelaria na região

Iniciou nesta terça-feira (22), feira inédita no Sul do país, reunindo expositores e palestras profissionais gratuitas para estreitar o contato entre fornecedores e empresários dos setores

Compartilhe isto:

Divulgação: Alissom Brum/Talenttare

Autoridades, entidades e empresas dos setores de Padaria, Gastronomia e Hotelaria reuniram-se na tarde desta terça-feira (22) para a abertura oficial da primeira edição da Sulserve, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O evento, que segue até quinta-feira (24), reúne mais de 70 marcas do segmento e atende uma demanda até então pouco explorada na região Sul do país, apostando na descentralização das feiras deste setor, já que a grande maioria se concentra em São Paulo. Durante a abertura oficial do evento, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, destacou a importância da Sulserve para incentivar a economia. “Apostamos em feiras de diferentes segmentos como uma forma de ativar a economia regional, estadual e nacional. A Sulserve surgiu a partir de uma pesquisa de mercado, que revelou a importância destes segmentos no Sul do país e o potencial que a região tem para oferecer um evento como este”, destacou Jung.

Entre os expositores desta primeira edição está a Padaria Brasil, que vê a feira como uma oportunidade de demonstrar seus produtos e novidades. “É o espaço ideal para fortalecer parcerias e prospectar novos clientes. Como nosso foco é o público do Rio Grande do Sul, nada mais justo que a região tenha uma feira deste segmento para facilitar a participação das empresas e visitantes da região”, destacou o diretor executivo da empresa, Denis Furlan.

Para os visitantes do evento, a Sulserve surge como uma forma de conhecer novidades do segmento e estreitar o contato com fornecedores da região. Greice Bittencourt e Janete Pedroso, microempreendedoras do ramo confeiteiro do município de Portão/RS, visitaram a feira em busca de qualificação profissional, além de novos fornecedores e produtos. “Aqui temos acesso a uma grande variedade de marcas e contato direto com essas empresas para saber como comprar e onde encontrar os produtos, o que nos aproxima de novos fornecedores, expandindo nosso leque de possibilidades na condição de uma empresa de pequeno porte”, destacou Janete.

Além de permitir o contato dos profissionais e visitantes com mais de 70 marcas expostas, a Sulserve também incentiva o conhecimento, proporcionando qualificação profissional aos visitantes. “Vou participar de três palestras e workshops na área de panificação e confeitaria. Acredito que é fundamental existir este espaço de conhecimento na feira, já que não temos muitas opções de profissionalização nesta área na nossa região e aqui podemos nos capacitar de forma gratuita”, destacou a visitante e estudante de Gastronomia da Universidade Feevale, Daniele Santos.

Padaria Modelo mostra produção de pães em tempo real – De acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), embora o Rio Grande do Sul seja o terceiro estado brasileiro com o maior número de padarias (6.058), o número de gaúchos participantes de feiras de Gastronomia no centro do país representa menos de 1%, destacando a necessidade de um evento no Sul para fortalecer ainda mais o segmento na região. Pensando nisso, a feira traz uma Padaria Modelo, estrutura inédita nos eventos do segmento no Sul do Brasil. “O espaço mostra para visitantes e profissionais a estrutura da cozinha de uma padaria e todos os seus processos, desde a fabricação da massa até o resultado final, com os pães saindo do forno. Além disso, os profissionais presentes no espaço estão qualificados para esclarecer dúvidas dos visitantes sobre os processos, produtos, maquinário e equipamentos utilizados na Padaria Modelo”, esclareceu Denis Furlan, diretor executivo da Padaria Brasil, parceira junto com a Johann Alimentos e a Roseflor Alimentos na execução da Padaria Modelo.

Palestras e Workshops gratuitos - Com 10 mil metros quadrados, a feira também conta com atividades voltadas ao incentivo ao conhecimento e atualização profissional. Durante os três dias, a Arena do Conhecimento e o Fórum Sulserve oferecerão palestras e workshops gratuitos com profissionais qualificados do setor. A programação aborda temas como: gestão de estoques; processos para medir o desempenho; tendências para panificação; doces finos; segurança do trabalho em panificação e confeitaria; alimentação funcional; workshop de sobremesas de colher; embalagens e rotulagem; workshops de mixologia (drinks); cardápios rentáveis; cases de sucessos nos setores; entre outros.  A programação completa pode ser conferida no site www.sulserve.com.br, no qual também é possível realizar as inscrições para as palestras e workshops e credenciamento para o evento. O candidato deve se inscrever previamente em cada palestra que pretende participar ou para o dia do Fórum Sulserve.

O evento é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio do SICOOB/ECOCREDI, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ACOPARG (Associação das Confeitarias e Padarias do RS), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), IFRS (Instituto Federal RS - Campus Porto Alegre), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região), SindGastrhô (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria), SINDIHOTEL RS (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul) e SINDIPAN (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul).

Fonte: Talenttare

Compartilhe isto:

Galeria de imagens

Cadastre-se para receber notícias e eventos!