Notícias e Eventos
Notícias SEGH

11
out/17

Semana da Alimentação de Caxias do Sul 2017

Compartilhe isto:

Divulgação

O Dia Mundial da Alimentação começou a ser celebrado em 1981 e é comemorado anualmente no dia 16 de Outubro, em mais de 150 países ao redor do planeta. Esta data é marcada também pela criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Durante os últimos anos, eventos realizados neste dia apresentaram temas relacionados à alimentação.

Esta data é uma forma de conscientizar a população de que é preciso se manter informado acerca de questões como nutrição e alimentação para promover saúde e sustentabilidade.

Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) traz como tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.” O tema busca reflexão sobre os fatores que vêm causando a migração no mundo, dentre eles conflitos políticos, a pobreza, a fome e aumento de eventos climáticos, bem como a importância do desenvolvimento rural para produção de alimentos e para a subsistência e geração de renda.

No Rio Grande do Sul, o tema adotado para a Semana de Alimentação 2017 é “Rumo à Consciência Alimentar”, e ocorre de 16 a 22 de outubro. O tema tem por objetivo estimular reflexões e ações no sentido do que possa representar a consciência alimentar para pessoas, comunidades e organizações, tanto nos aspectos de demonstração do que está sendo feito no Estado e no País, como do que se pode e do que se deve fazer para geração e aperfeiçoamento de políticas públicas comprometidas no trato com o ALIMENTO.

A Semana da Alimentação de Caxias do Sul é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, com o apoio de entidades parceiras. Neste ano haverão diversas palestras e ações sobre consumo alimentar consciente, desperdício de alimentos, resgate da cultura alimentar, alimentação saudável, entre outros, que ocorrem ao longo do mês de outubro. Também em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, durante a Semana do dia 16 a 22 de outubro, as Escolas Municipais estarão desenvolvendo projetos pedagógicos sobre o tema e elaborando um cardápio temático especial.

É hora de refletir acerca da qualidade do que se come. Portanto, as atividades planejadas visam estimular o pensamento e as práticas críticas no que diz respeito à maneira como nos alimentamos atualmente.

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO BASTA BAIXAR O ARQUIVO.

Fonte: Consea

Compartilhe isto:

Downloads

Cadastre-se para receber notícias e eventos!